Dica de livro (4): Nascido para correr


Há um mês li o livro Nascido para Correr do Christopher McDougall. Desta vez a indicação veio de um colega que trabalha na Livraria Cultura do shopping Casa Park. Ele sempre me dá boas dicas e quando eu sei o que quero ele também me ajuda a encontrar no acervo. Infelizmente não sei o nome dele, mas farei questão de mencionar aqui posteriormente.


A história do livro é real e se inicia quando o autor resolve descobrir porque o pé dele doía. Após ele receber um diagnóstico médico de que deveria parar de correr, não se conforma e começa a pesquisar sobre uma tribo indígena chamada tarahumara cujos integrantes vivem numa região inóspita do México e são conhecidos por percorrer longas distâncias.

Disposto a entender melhor o segredo da resistência física desses índios, McDougall resolve ir ao México em busca da tribo. Seu ponto de partida era encontrar um homem conhecido como Caballo Blanco, um americano que foi adotado pelos tarahumaras e adquiriu as habilidades da tribo, especialmente a incrível resistência física.

O autor também realizou uma extensa pesquisa científica sobre a incrível capacidade dos tarahumaras que usam apenas chinelos para correr distâncias de até quatro maratonas. No entanto, o melhor do livro é a grande corrida promovida com os índios e a história sobre Caballo Blanco, um dos mais famosos ultramaratonistas do mundo.


Triste foi saber que no dia 27 de março Caballo Blanco saiu para um treino e nunca mais voltou. Seu corpo foi encontrado no dia 31 de março em um ponto remoto da Floresta Nacional de Gila. Até agora não foi determinada a causa da morte. Ao que parece ele estava retornando do treino, fazendo o que mais gostava: correndo.