12ª Corrida de Rua de Planaltina

Casal Corredor - 12ª Corrida de Rua de Planaltina
Hoje fizemos uma pausa da trilha e fomos correr a 12ª Corrida de Rua de Planaltina, cidade satélite do Distrito Federal, distante 42 km (uma maratona) do centro de Brasília. A prova teve apenas a modalidade de 5 km e a nossa equipe (Lo-rã) estava bem representada com 87 atletas. Aliás, uma das coisas que mais gostamos da nossa equipe é essa predisposição do nosso treinador em valorizar e prestigiar o atletismo tradicional de Brasília.

A prova em si foi bem simples, com cerca de 500 participantes. Na nossa opinião, mesmo com poucos atletas, a organização falhou em alguns pontos. Registramos alguns, que gostaríamos que a organização entendesse como crítica construtiva para melhorar na próxima edição.

1. Houve demora na entrega dos chips o que gerou consequentemente atraso na largada.
2. Faltou staffs no percurso para orientar os atletas. Por não ter adequada orientação, os primeiros colocados erraram o percurso e fizeram alguns metros a mais, perdendo posições.
3. Este erro, o mais grave ao meu ver, provocou confusão na apuração dos resultados e na premiação.

A despeito dessas falhas, um dos pontos positivos da prova foi o percurso que era bem plano, com uma pequena subida no início e na metade da prova. Cheguei com a impressão que poderia ter forçado um pouco mais. Maria foi muito bem até o 3º km e depois manteve um ritmo confortável para terminar entre as primeiras.

Tive a impressão que não estava com uma boa cadência de passada. Meu alvo é 180 passadas por minuto (spm). Meu relógio confirmou o que estava desconfiando. Fiz 172 spm, abaixo da minha meta. Quero melhorar isso para ter um menor contato com o solo e uma menor oscilação vertical (diminuir o efeito de saltar durante a corrida).

Por fim, o que importa é que foi mais um dia de corrida, acordando cedo, praticando nosso hobby favorito, revendo bons amigos e dando boas risadas.

PS: Flávio Maffra, te vi em duas provas acompanhando sua esposa atleta. Na próxima, vamos correr juntos? Vai por mim, você vai gostar. Abraços.