Circuitos de corridas de rua

Realizada pela Iguana Sports, o Circuito Athenas 2012 é um circuito de corridas de rua que estréia em Brasília neste ano de 2012. O circuito será disputado em 5 cidades (Brasília, Porto Alegre, Rio, São Paulo e Belo Horizonte) com 3 etapas em cada cidade.

Cada etapa será dividida em duas modalidades:

Etapa 1 – 5 km e 10 km
Etapa 2 – 8 km e 16 km
Etapa 3 – 10 km e Meia Maratona (21,0975 km)

A etapa 1 do Circuito Athenas em Brasília será realizada no domingo, dia 11 de março de 2012, com largada prevista para as 8 h. O percurso de 10 km será no Eixo Monumental com a largada e chegada na Torre de TV percorrendo a Via N1 Oeste até a altura da Rodoferroviária e a Via S1 Oeste retornando até  a torre, passando pelo Palácio do Buriti, o Memorial JK e a Catedral Rainha da Paz. No percurso de 5 km, os atletas retornarão logo após o Memorial JK. Nos 10 km, os atletas irão basicamente, subir, descer, subir e descer novamente. Nos 5 km é só subir e descer. rs


Dei uma olhada no regulamento e vi que o Circuito Athenas apresenta a vantagem de que as etapas são progressivas, ou seja as distâncias vão aumentando a cada etapa. Para os iniciantes, pode ser uma motivação extra para evoluir aos poucos e no fim do ano desafiar a primeira corrida de 10 km ou a primeira meia maratona. Para os veteranos, pode ser mais uma oportunidade de superar as marcas, conquistar troféus (que irão premiar os primeiros no geral e por categoria) ou simplesmente correr com amigos. Segundo o site da organização, ao final das 3 etapas haverá uma premiação especial de R$ 20.000 (vinte mil reais) em dinheiro, a serem divididos entre os 5 primeiros colocados no geral masculino e feminino, considerando os resultados acumulados nas 3 etapas.

Estou falando desta corrida em particular porque deve ser a nossa próxima corrida pra valer desde que voltamos do Chile. A nossa pretensão é fazer os 10 km. Pra mim esta distância é meio complicada, pois geralmente as corridas são rápidas e apenas uma vez consegui encaixar uma boa estratégia, na qual consegui um tempo razoável sem chegar muito esgotado. Maria também tem dificuldades nesta distância. A equação velocidade versus resistência tem de ser bem equilibrada do começo ao fim. Geralmente, nas corridas de 10 km, eu tento dosar no começo para não quebrar (desistir) no final, mas também não espero muito para não ficar muito atrás dos demais corredores. Neste caso do Circuito Athenas, tentarei fazer a corrida intercalando ritmos moderado, forte, moderado, muito forte com previsão para 45 min. Veremos.

Outro diferencial é que haverá um pelotão especial denominado TOP 300 que reunirá 200 atletas masculinos e 100 atletas femininos que possuírem currículo de tempos mínimos em provas nos últimos 12 meses. Os integrantes deste pelotão receberão kit com camiseta diferenciada e posicionamento exclusivo na área de largada. Na etapa 1 de Brasília este pelotão será exclusivo para a distância de 10 km. No nosso caso, ainda não estaremos neste pelotão, mas no ano que vem podem nos esperar lá.

Como corredor de rua amador, considero louvável a iniciativa da Iguana Sports de realizar o circuito em Brasília. Afinal de contas, é mais um final de semana de corrida e competição. No entanto, é claro que a empresa e seus patrocinadores almejam lucrar com o negócio. Afinal de contas são esperados 4.000 participantes na etapa de Brasília. Será que por isso estão surgindo tantos circuitos por aqui?

Fico com a sensação de que essas corridas e circuitos estão se tornando uma espécie de micarê fora de época, onde os mais favorecidos (+$) adquirem seus abadás, ficam num cordão de isolamento aproveitando o melhor da festa, enquanto os menos favorecidos (-$) aproveitam o que podem do lado de fora, na tradicional "pipoca". Assim, noto que o atletismo acaba perdendo um pouco do seu encanto. Aquela idéia do atletismo ser um esporte democrático (coloque apenas um tênis e saia correndo) começa a deixar de existir, infelizmente. A verdade é que é assim em todo lugar. As grandes maratonas, por exemplo, possuem custos de inscrição altos também. A questão é: o foco dessas corridas é incentivar o esporte e os atletas locais ou aumentar o capital dos organizadores? Seria bom se fosse a primeira opção em primeiro lugar.

Seria muito legal se ocorressem mais corridas gratuitas onde todos pudessem participar, corridas com um enfoque mais social (o kit da corrida = um quilo de alimento). Tomara que venham mais Corridas de Reis. Será que por esta razão eu estou gostando mais de correr em trilhas? Lá não tem camiseta, boné, saquinho de ginástica, toalhinha, medalha no final, mas tem o contato com a natureza, tênis sujo de areia, barro, mato. Acabo conhecendo melhor a região onde moro, descubro uma cachoeira ou um rio que não fazia a mínima idéia que existia, dou uma escorregada e saio rindo. Enfim, me divirto.

2 comentários

Escreva comentários
Anônimo
Autor
16 de fevereiro de 2012 às 21:58 exclui

Luiz, lembra da turma de Goiânia que foi correr circuito Adidas ano passado? Pois é, não desistimos, estamos firmes e fortes. Eu particularmente tive algumas recaídas, mas agora estou voltando reestruturada, e nada melhor do que um blog desse super inspirador. Vc e Maria são fontes de inspiração para mim. Parabéns!! Serei agora uma leitora assídua! = )

Responda
avatar
23 de fevereiro de 2012 às 12:09 exclui

Adriana, é claro que eu me lembro de vocês. Vejo sempre a Clarice nos treinos aos domingos. Estamos juntos no mesmo grupo de corrida, mas treinamos em dias diferentes, então só a vejo nos fins de semana. É uma pena, mas é sempre bom revê-la. Aliás, no dia 18/03 teremos a primeira etapa do Circuito Adidas aqui em Brasília e seria um prazer tomar aquele café da manhã com vocês novamente após a corrida. Eu e Maria estamos cogitando participar da Track and Field em Goiânia no dia 22/04. Seriam duas boas datas para nos revermos. Fico feliz que vocês ainda continuam correndo apesar das recaídas. E fico lisonjeado em saber que a nossa história sirva de inspiração pra você. Obrigado. Let's run!

Responda
avatar